NOME INDIGENA: PITANGA-ACEROLA (por ter gosto semelhante). Também recebe o nome de Pitangão amarelo da Unicamp.
TAMANHO DA MUDA 20 A 35 CM.
ARBUSTIVA DE 1,8 A 2,5 METROS,NO VASO FICA 40 A 60% MENOR.
OBSERVAÇÕES: Essa raridade foi descoberta pelo amigo Eduardo Becker Spach em 2019. A quem agradeço pela contribuição pelas fotos para divulgação acima.
Origem: Nativa dos sub-bosques da Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila e Floresta Ombrófila Mista (mata atlântica próxima ao litoral); estando presente nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina, Brasil.
Características: arvore de pequeno porte atingindo 3 a 5 m de altura floresta semidecidual; já na floresta ombrófila chega a atingir 10 m de altura. O tronco é cilíndrico as vezes tortuoso com casca fissurada no sentido vertical com desprendimento pouco evidente em tiras desuniformes. A copa é oval, semi-perenifólia, com folhagem verde escura brilhosa. As folhas são subcoriáceas (rijas), de cor verde escura na face superior e bem clara na face dorsal; com minúsculas pontuações translucidas (pontinhos transparentes), sendo esse detalhe que ajuda na identificação dessa espécie. A lamina foliar é glabra (sem pelos), oval-oblongas (forma de ovo alongado) medindo 5 a 9 cm de comprimento por 2,5 a 4,2 cm de largura, com base cuneada (forma de cunha) e ápice obtuso (arrendado) ou acuminado (com ponta longa). As flores nascem em grupos de 3 a 7 flores nas axilas das folhas e são sesseis (com pedúnculo muito curto) e quando abertas medem 1,3 a 1,7 cm de diâmetro, com 4 pétalas brancas de 1 a 1,6 cm de comprimento. Os frutos são bagas de globosas, mais largas que longas, medindo de 1,5 a 2,8 cm de diâmetro com cor avermelhada no inicio, passando a ficar amarelo ecuro quando bem maduro, com parede ou polpa bem carnosa envolvendo 1 ou 2 sementes de 0,8 a 1,3 cm de largura ou comprimento.
Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e resiste a baixas temperaturas (até – 2 graus), embora seja de altitude acima de 500 m, frutifica bem quando plantada ao nível do mar; o solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção.
Mudas: As sementes são arredondadas de cor esbranquiçada, recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 a 30 dias) e por isso devem ser plantadas logo que colhidas em sacos individuais contento substrato organo-arenoso. A germinação ocorre em 40 a 60 dias, e as mudas atingem 35 cm com 12 meses de viveiro. Após plantada, inicia a frutificação com 3 a 4 anos. As mudas desenvolvem-se tanto em pleno sol, como na sombra.
Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 4 ou 5 metros entre plantas. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 100 gramas de calcário, 300 gramas de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada. Essa espécie pode ser cultivadas em vasos grandes com 40 ou 50 cm de altura.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.
Usos: Frutifica nos meses de outubro a novembro. Os frutos são muito saborosos para consumidos in natura, pois seu sabor lembra o gosto da Acerola, porém mais doce e agradável. O fruto tem ótima quantidade de polpa e esta polpa pode ser usada na forma de sucos, sorvetes e geleias. A arvore é de pequeno porte e pode ser cultivada como ornamental ou para atrair abelhas por causa dá ótima quantidade de flores ou mesmo para atrair pássaros e animais silvestres.
Obs: As medidas anunciadas do tamanho da planta são a soma da parte aérea da planta ao saquinho ou ao vaso em que está plantada, afinal a raiz também faz parte da muda. A altura das mudas pode variar de acordo com a época do ano ou com a poda que algumas plantas recebem.
Anúncio com título "produzindo, produção rápida":
Não significa que as plantas chegarão com frutos, mas sim que elas já produziram alguma vez ou produzirão na próxima safra ou menos de 4 anos.
Custos de Envio:
No valor cobrado estão incluídos os custos de: Manutenção, Embalagem, Preparo da planta para envio, Garantia de Entrega.
Recebi mudas com furinhos nas folhas. O que faço?
Nós tentamos ao máximo realizar o cultivo orgânico, por isso é normal que algumas plantas cheguem com furinhos nas folhas, pois devem ter sido atacadas por algum inseto. Fique tranquilo que a planta está saudável. Caso faça questão de que sua planta não tenha nenhum furo em suas folhas basta aplicar qualquer inseticida na planta quando perceber presença de insetos que nas próximas brotações já nascerão sem furos.
Minhas plantas chegaram sem folhas, ponta quebrada ou folhas murchas e agora?
Fique tranquilo para algumas distancias o transporte pode demorar e acabar ocorrendo de folhas chegarem secas, na hora que sua planta chegar, tire elas da embalagem irriguem-nas bem as plantas e deixa em um local que não tenha sol quente o dia todo na planta, em pouco tempo ela começa a se recuperar e emitir nova brotação.
DUVIDAS FREQUENTES
Mudas da Dancruz vai embaladas em caixa reforçadas e sob medida com indicações de fragil e embaladas com maior cuidado para suas mudas cheguem bem ao destino com qualidade bonitas e saudavéis até sua casa.
Caixas Vai com Furos para entrada de maior quantia luz e ar para as plantinhas,para locais mais longe e colocado gel para guentar umidade na planta até chegar bem ao destino.
As mudas da Dancruz tem garantia incondicional de 30 dias total,se acaso ocorrer morte da planta sera feito devolução valor ou se preferir envio das mudas novamente totalmente sem custo algum ao cliente.
As folhas e flores são podadas para reduzir o desgaste das plantas durante o transporte:
Realizamos podas foliares antes do envio. Desta forma evitamos o stress da planta no trajeto. Após plantada, a muda brotará saudável e vigorosa.
Não usamos nenhum tipo de defensivo químico ou inseticida:
Por priorizarmos o cultivo orgânico é comum que algumas mudas cheguem com furinhos nas folhas, pois podem ter sido atingidas por algum inseto. Não significa que a planta não está saudável e também não é nada que atrapalhe o seu bom desenvolvimento.
A Dancruz Plantas vende produtos agrícolas como adubos, telas sombrite, aspersores, arames farpados, puverizadores costais, entre outros. Somos também produtores de Mudas Cítricas para pomares, mudas nativas e frutíferas em geral. Também, fazemos orçamentos para implantação projetos de reflorestamento de áreas degradadas, campanhas e feiras. Somos produtores e estamos registrados no ministério da agricultura seguindo todos termos e conformidades.A Dancruz está 2002 no mercado.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade