Muda Umbu Fruteira da Caatinga

Código: 6ZX5CFAVG
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Espécie nativa do Semiárido brasileiro, o umbu (Spondias tuberosa Arruda) é considerado uma alternativa na complementação de renda de muitos agricultores da região.

Matéria-prima para a fabricação de sucos, néctares, polpas, doces, geleias, compotas e sorvetes pela agroindústria, seu cultivo também tem importância econômica em outras áreas do país, principalmente em um período de diminuição de oferta do fruto oriundo do extrativismo de locais de plantio dependentes de chuva.

Além da seca prolongada no interior do território brasileiro, a ocorrência de desmatamentos e a expansão da fronteira agrícola também contribuem para a queda da produção natural dos umbuzeiros centenários existentes na Caatinga.

 

Esses fatores foram negativos para os plantios naturais, mas, em contrapartida, proporcionaram o surgimento de mais uma opção de sistema de cultivo sustentável, que pode ser lucrativo para os pequenos agricultores de base familiar.

Por ser resistente, o umbuzeiro tem bom desenvolvimento nos mais variados tipos de solo existentes, sendo necessário apenas eliminar ervas daninhas se presentes no entorno do plantio da cultura.

 

Como possui raízes tuberosas (xilopódios), que armazenam água como reservatórios para a planta no período de seca, a fruteira não demanda irrigação em boa parte de seu ciclo produtivo, permitindo economia de custos. Além disso, é pouco exigente em adubação, o que facilita seu plantio.


O umbuzeiro tem ainda uso na alimentação de criações, formando outro segmento para o agricultor destinar a produção. Animais ruminantes, como caprinos e ovinos, por exemplo, são apreciadores das folhas e frutos da árvore.Dotada de fibras, a fruteira promove sensação de saciedade, auxiliando em dietas para perda de peso. A presença de antioxidantes na composição do fruto também contribui para o combate de radicais livres, agentes que aceleram o envelhecimento e são causadores de doenças no coração, além de câncer e artrite.

>>> ESPAÇAMENTO Varia de 8 a 10 metros entre covas com dimensões de 40 por 40 por 40 centímetros, o equivalente a dois palmos de profundidade por dois de largura. É recomendada uma área mínima de 64 metros quadrados por planta. No entanto, se forem realizadas podas periódicas, pode ser reduzida para 36 metros quadrados.

>>> PRODUÇÃO Somente depois de oito anos do plantio de mudas enxertadas, atingindo mais vigor a partir dos dez anos. O início da produção é de 9 A11  anos se a propagaçãoVIA sementes. Cada árvore tem capacidade para produzir de 65 a 300 quilos por ano. A colheita é manual, no momento em que o umbu estiver de vez (para amadurecer).

RAIO X
Solo: adapta-se a diversos tipos, mas sem encharcamento
Clima: semiárido quente
Área mínima: 8 x 8 metros por planta
Colheita: oito anos após o plantio

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Dancruz Plantas vende produtos agrícolas como adubos, telas sombrite, aspersores, arames farpados, puverizadores costais, entre outros. Somos também produtores de Mudas Cítricas para pomares, mudas nativas e frutíferas em geral. Também, fazemos orçamentos para implantação projetos de reflorestamento de áreas degradadas, campanhas e feiras. Somos produtores e estamos registrados no ministério da agricultura seguindo todos termos e conformidades.A Dancruz está 2002 no mercado.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

Plantas Dancruz - CNPJ: 29.200.566/0001-49 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

deds